Em alta

Uma onda senoidal transversal se propaga em uma corda no sentido positivo de um eixo x com uma velocidade de 80 m/s. Em t = 0 uma partícula da corda situada em x = 0 tem um deslocamento transversal de 4,0 cm em relação à posição de equilíbrio, e não está se movendo. A velocidade transversal máxima da partícula situada em x = 0 é 16 m/s. (a) Qual é a frequência da onda? (b) Qual é o comprimento de onda? Se a equação de onda é da forma $y(x,t)=y_m \sin(kx±\omega t +\phi)$, determine (c) ym (d) k. (e) $\omega$, (f) $\phi$ e (g) o sinal que precede $\omega$.

(Halliday vol.2, 8ª ed. cap.16, exercício 16.9)

(ENEM 2016/2) Num mapa com escala 1 : 250 000, a distância entre as cidades Ae B é de 13 cm. Num outro mapa, com escala 1 : 300 000, a distância entre as cidades Ae C é de 10 cm.
Em um terceiro mapa, com escala 1 : 500 000, a distância entre as cidades A e D é de 9 cm. As distâncias reais entre a cidade A e as cidades B, C e D são, respectivamente iguais a X, Y e Z (na mesma unidade de comprimento).
As distâncias X, Y e Z, em ordem crescente, estão dadas em

a) X, Y, Z.
b) Y, X, Z.
c) Y, Z, X.
d) Z, X, Y.
e) Z, Y, X.

Um pêndulo físico é formado por uma régua de um metro, cujo ponto de suspensão é um pequeno furo feito na régua a uma distância d da marca de 50 cm. O período de oscilação é 2,5 s. Determine o valor de d.

(Halliday vol.2, 8ª ed. cap.15, exercício 15.44)

(ENEM 2016/2) Um terreno retangular de lados cujas medidas, em metro, são x e y será cercado para a construção de um parque de diversões. Um dos lados do terreno encontra-se às margens de um rio. Observe a figura.

Para cercar todo o terreno, o proprietário gastará R\$ 7 500,00. O material da cerca custa R\$ 4,00 por metro para os lados do terreno paralelos ao rio, e R\$ 2,00 por metro para os demais lados.
Nessas condições, as dimensões do terreno e o custo total do material podem ser relacionados pela equação

a) 4(2x + y) = 7 500
b) 4(x + 2y) = 7 500
c) 2(x + y) = 7 500
d) 2(4x + y) = 7 500
e) 2(2x + y) = 7 500 

(ENEM 2016) O censo demográfico é um levantamento estatístico que permite a coleta de várias informações. A tabela apresenta os dados obtidos pelo censo demográfico brasileiro nos anos de 1940 e 2000, referentes à concentração da população total, na capital e no interior, nas cinco grandes regiões.

O valor mais próximo do percentual que descreve o aumento da população nas capitais da Região Nordeste é

a) 125%
b) 231%
c) 331%
d) 700%
e) 800% 

(ENEM 2016/2) O acervo do Museu da Língua Portuguesa é o nosso idioma, um “patrimônio imaterial” que não pode ser, por isso, guardado e exposto em uma redoma de vidro. Assim, o museu, dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa, reconhecidamente importante para a preservação de nossa identidade cultural, apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Disponível em: www.museulinguaponuguesa.org.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, embora a língua portuguesa seja um “patrimônio imaterial”, pode ser exposta em um museu. A relevância desse tipo de iniciativa está pautada no pressuposto de que

a) a língua é um importante instrumento de constituição social de seus usuários.
b) o modo de falar o português padrão deve ser divulgado ao grande público.
c) a escola precisa de parceiros na tarefa de valorização da língua portuguesa.
d) o contato do público com a norma-padrão solicita o uso de tecnologia de última geração.
e) as atividades lúdicas dos falantes com sua própria língua melhoram com o uso de recursos tecnológicos. 

(ENEM 2016/2) 

Do amor à pátria

São doces os caminhos que levam de volta à pátria. Não à pátria amada de verdes mares bravios, a mirar em berço esplêndido o esplendor do Cruzeiro do Sul; mas a uma outra mais íntima, pacífica e habitual – uma cuja terra se comeu em criança, uma onde se foi menino ansioso por crescer, uma onde se cresceu em sofrimentos e esperanças plantando canções, amores e filhos ao sabor das estações.

MORAES, V. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.

O nacionalismo constitui tema recorrente na literatura romântica e na modernista. No trecho, a representação da pátria ganha contornos peculiares porque

a) o amor àquilo que a pátria oferece é grandioso e eloquente.
b) os elementos valorizados são intimistas e de dimensão subjetiva.
c) o olhar sobre a pátria é ingênuo e comprometido pela inércia.
d) o patriotismo literário tradicional é subvertido e motivo de ironia.
e) a natureza é determinante na percepção do valor da pátria. 

(ENEM 2016/2) O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos e é também um dos campeões mundiais de desperdício. São produzidas por ano, aproximadamente, 150 milhões de toneladas de alimentos e, desse total, $\frac{2}{3}$ são produtos de plantio. Em relação ao que se planta, 64% são perdidos ao longo da cadeia produtiva (20% perdidos na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e o restante no processamento culinário e hábitos alimentares).

Disponível em: www.bancodealimentos.org.br. Acesso em: 1 ago. 2012.

O desperdício durante o processamento culinário e hábitos alimentares, em milhão de tonelada, é igual a

a) 20.
b) 30.
c) 56.
d) 64.
e) 96. 

(ENEM 2009) Uma pessoa decidiu depositar moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos em um cofre durante certo tempo. Todo dia da semana ela depositava uma única moeda, sempre nesta ordem: 1, 5, 10, 25, 50, e, novamente, 1, 5, 10, 25, 50, assim sucessivamente.
Se a primeira moeda foi depositada em uma segunda-feira, então essa pessoa conseguiu a quantia exata de RS 95,05 após depositar a moeda de:

(a) 1 centavo no 679º dia, que caiu numa segunda-feira.

(b) 5 centavos no 186º dia, que caiu numa quinta-feira.

(c) 10 centavos no 188º dia, que caiu numa quinta-feira.

(d) 25 centavos no 524º dia, que caiu num sábado. 

(e) 50 centavos no 535º dia, que caiu numa quinta-feira.

Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para a frente e para trás por uma distância de 2,00 mm em MHS, com uma frequência de 120 Hz. Encontre (a) a amplitude, (b) a velocidade máxima da lâmina e (c) a intensidade da aceleração máxima da lâmina.

(Halliday vol.2, 8ª ed. cap.15, exercício 15.3)

Uma onda transversal senoidal se propaga em uma corda no sentido negativo de um eixo x. A figura abaixo mostra um gráfico do deslocamento em função da posição no instante t = 0; a escala do eixo y é definida por ys = 4,0 cm. A tensão da corda é 3,6 N e a massa específica linear é 25 g/m. Determine (a) a amplitude. (b) o comprimento de onda. (c) a velocidade da onda e (d) o período da onda. (e) Determine a velocidade transversal máxima de uma partícula da corda. Se a onda é da forma $y(x,t)=y_m sin(kx±\omega t +\phi)$ determine (f) k, (g) $\omega$, (h) $\phi$ e (i) o sinal que precede $\omega$.

                                                                            

(Halliday vol.2, 8ª ed. cap.16, exercício 16.21)

Uma mangueira, com bico a 1,5m acima do solo é apontada para cima, segundo um ângulo de 30° com o chão. O jato de água atinge um canteiro a 15m de distância. a) Com que velocidade o jato sai da mangueira? b) Que altura ele atinge?

Problema 8, Capítulo 3
Curso de Física Básica - Mecânica - Vol. 1 - Moysés Nussenzveig - 4ª Edição

(ENEM 2016) Para a construção de isolamento acústico numa parede cuja área mede 9 m2, sabe-se que, se a fonte sonora estiver a 3 m do plano da parede, o custo é de R\$ 500,00. Nesse tipo de isolamento, a espessura do material que reveste a parede é inversamente proporcional ao quadrado da distância até a fonte sonora, e o custo é diretamente proporcional ao volume do material do revestimento. Uma expressão que fornece o custo para revestir uma parede de área A (em metro quadrado), situada a D metros da fonte sonora, é

a) $\dfrac{500.81}{AD^2}$
b) $\dfrac{500.A}{D^2}$
c) $\dfrac{500.D^2}{A}$
d) $\dfrac{500.A.D^2}{81}$
e) $\dfrac{500.3.D^2}{A}$

(ENEM 2016/2) 

Anúncios publicitários buscam chamar a atenção do consumidor por meio de recursos diversos. Nesse pôster, os números indicados correspondem ao(à)

a) comprimento do cigarro.
b) tempo de queima do cigarro.
c) idade de quem começa a fumar.
d) expectativa de vida de um fumante.
e) quantidade de cigarros consumidos. 

(ENEM 2016/2)

O bonde abre a viagem,
No banco ninguém,
Estou só, stou sem. 
Depois sobe um homem,
No banco sentou,
Companheiro vou.
O bonde está cheio,
De novo porém
Não sou mais ninguém.

ANDRADE, M, Poesias completas. Belo Horizonte: Wa Rica, 1993.

O desenvolvimento das grandes cidades e a consequente concentração populacional nos centros urbanos geraram mudanças importantes no comportamento dos indivíduos em sociedade. No poema de Mário de Andrade, publicado na década de 1940, a vida na metrópole aparece representada pela contraposição entre

a) solidão e a multidão.
b) a carência e a satisfação.
c) a mobilidade e a lentidão.
d) a amizade e a indiferença.
e) a mudança e a estagnação. 

(ENEM 2016/2) O governo de uma cidade está preocupado com a possível epidemia de uma doença infectocontagiosa causada por bactéria. Para decidir que medidas tomar, deve calcular a velocidade de reprodução da bactéria. Em experiências laboratoriais de uma cultura bacteriana, inicialmente com 40 mil unidades, obteve-se a fórmula para a população:

p(t) = 40 . 23t

em que t é o tempo, em hora, e p(t) é a população, em milhares de bactérias.
Em relação à quantidade inicial de bactérias, após 20 min, a população será

a) reduzida a um terço.
b) reduzida à metade.
c) reduzida a dois terços.
d) duplicada.
e) triplicada. 

(ENEM 2010)
Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria?
Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?

SHELLEY. Os homens da Inglaterra. Apud HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada

a) na pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.

b) no salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.

c) na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.

d) no trabalho, que era considerado uma garantia de liberdade.

e) na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.
 

(ENEM 2013) Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem.

O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a

a) flotação.
b) levigação.
c) ventilação.
d) peneiração.
e) centrifugação.

Considere P a matriz inversa da matriz M, onde $M=\begin{bmatrix}\dfrac{1}{3} & 0 \\ \dfrac{1}{7} & 1\end{bmatrix} $. Calcule a soma dos elementos da diagonal principal da matriz P.

Se o pêndulo físico da figura abaixo é invertido e pendurado pelo ponto p, qual é o período de oscilação? 

                                                                            

(Halliday vol.2, 8ª ed. cap.15, exercício 15.41)